Últimos passos antes da ereção oficial
De 22 a 24 de junho de 2023, no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes, em Roma, se encontraram os Ministros provinciais, Custódios, Delegados e guardiães das 21 Províncias (Calábria, Campânia-Basilicata, Catalunha, Centro-Itália, Croácia, Emília Romana, Foggia, França, Gênova, Lombardia, Malta, Marcas, Piemonte, Portugal, Puglia, Sardenha-Córsega, Sicília, Eslovênia, Espanha, Toscana, Veneza), 3 Custódias (România, Suíça-italiana, Oriente Próximo), 3 Delegações (Turquia, Grécia, Albânia) e 2 Domus presentiae (Argélia, Jerusalém) que estão trabalhando pela formação da nova Conferência Euro-mediterrânea dos Ministros Provinciais Capuchinhos (CEMCap).
O encontro serviu para organizar os últimos detalhes em vista da celebração e leitura do decreto oficial, que acontecerá, junto com a ereção da Conferência Nordeste de Europa, no dia 11 de setembro de 2023, em um encontro celebrativo no qual participarão todos os Superiores maiores envolvidos na reorganização das Conferências.
Nessa reunião, que foi a terceira da futura Conferência, sendo que uma aconteceu de maneira on-line, buscou-se compartilhar algumas das temáticas mais importantes e mais urgentes que deverão ser afrontadas logo após a constituição do novo organismo, como a formação inicial e sua estrutura.
Também foi necessário elaborar um projeto de Estatuto que pudesse ser aprovado ad experimentum para assim, dar uma forma normativa a todos os âmbitos da nova Conferência e a reflexão sobre a modalidade técnica de passagem das Conferências precedentes à nova, também sobre as oportunidades de animação da nova Conferência Euro-Mediterrânea, não abandonando, mas pelo contrário, promovendo aquilo que de bom foi levado adiante até agora nas várias partes de Europa.
Na Assembleia houve também um momento formativo com o Cardeal Mario Grech, Secretário geral do Sínodo dos Bispos, que falou da relação entre “Sinodalidade e vida Consagrada”; também o Ministro geral, frei Roberto Genuin, teve a oportunidade de contribuir com algumas palavras sobre o assunto. Nos últimos anos, o Ministro geral e seu Conselho, em diálogo com os Superiores maiores da Europa, traçaram juntos um caminho de comunhão e acolheram o desafio que o tempo atual propõe. “O Espírito sopra nessa direção, por isso, agradeço a todos por haverem escutado e acolhido de maneira imediata essa voz!” – afirmou o Ministro. Esse projeto responde à reflexão que desde alguns anos vem sendo realizada sobre a importância da colaboração e da missão, para que continuemos reavivando a chama do nosso carisma nas diversas regiões do mundo no qual nos encontramos. A nova Conferência do Mediterrâneo será composta por 21 Províncias, 3 Custódias, 3 Delegações e 2 Domus Presentiae, que reúne mais de um quarto dos frades da Ordem.
Flickr