Skip to content Skip to footer

Encerramento do Ano Acadêmico

no Colégio São Lourenço de Bríndisi

Encerramento do Ano Acadêmico
no Colégio São Lourenço de Bríndisi

Roma. Ao término de cada ano acadêmico, agradecemos e fazemos festa. Assim ocorreu este ano em nosso Colégio São Lourenço. Também este ano, como no ano passado, houve os problemas relacionados à pandemia, causando tantas dificuldades tanto nas relações entre os frades, quanto ao mundo afora para a atividade didática, sem esquecer as dificuldades para se deslocar de um país a outro, de uma nação a outra. Mas, por graça de Deus, todas estas dificuldades foram superadas e também o ano acadêmico de 2020-2021 chegou à sua feliz conclusão.

Em 19 de junho passado, o evento foi solenemente celebrado. Toda a comunidade do Colégio, estudantes, frades da família estável, funcionários da casa, encontraram-se para festejar: primeiro, na grande capela, e depois, no pátio em frente ao Colégio. Na Capela, aconteceu a solene concelebração presidida pelo Ministro Geral – Fr. Roberto Genuin. Ao término da celebração, o Reitor do Colégio, Fr. Andrzej Kiejza, assim sintetizou o trabalho ao longo do ano. “Iniciamos este ano acadêmico esperando que fosse melhor do que o anterior, mas fizemos experiências ainda mais difíceis. Entre novembro e dezembro, seguidamente, diversos de nossos irmãos adoeceram de Covid: portanto, a quarentena e o isolamento. Durante este ano, muitos de nós perderam pais, parentes e confrades das próprias Províncias. Tudo isso foi uma experiência muito difícil… Mas quando avaliamos tudo, também de um perspectiva tão breve, reconhecemos a tangível ajuda de Deus, a solidariedade e a assistência dos confrades, o vínculo de amizade com quem nos está próximo. Esta experiência nos permitiu sobreviver aos momentos mais difíceis. Por estes maiores dons da graça de Deus e da amizade humana, elevamos hoje um vivo agradecimento”.

O Reitor traça então um balanço do trabalho feito: “A nossa comunidade fraterna, apesar das dificuldades, tem vivido uma vida bastante normal, fundada em um ritmo cotidiano de oração, trabalho e repouso”.

Enfim, Fr. Andrzej passa aos agradecimentos. “Hoje queremos expressar um agradecimento particular aos nossos confrades que concluíram os estudos ou que estão prestes a concluir e que retornarão para casa ao final do ano acadêmico (são 28). Eis os sues nomes: Edward Alphonse, Índia; Ersumo Babore, Etiópia; Treejo Chakkalakkal Rappai, Índia; Charles Charo, Quênia; Naveen Dsouza, Índia; Jaya Sheelan Eldabonce, Índia; Arokia Britto John Bosco, Índia; Stephen Kabiito, Uganda; Suresh Kerketta, Índia; Muthaiah Kolli, Índia; Basley Felix Malenda, Tanzânia; Mariadi Johannes Philipus, Indonésia; Devendra Nayak, Índia; Prashanth Noronha, Índia; Tomas Ginga Panzo Suva, Angola; Ebin Pappachen, Índia; Botham Patil, Índia; Claudio Pattaro, Itália; John Britto Peter, Índia; Thomas Piolata, Estados Unidos; Denis Tadbe, Chade; Márcio Tessaro, Brasil; Michael Chege Thinguri, Quênia; Jinto Thomas, Índia; Pietros Welde, Eritreia; Almas Yousaf, Paquistão.

Após ter se dirigido aos estudantes, amplia o horizonte de suas saudações e de seus agradecimentos, endereçados primeiramente ao Ministro Geral, Fr. Roberto Genuin, “pela sua presença entre nós… e pelo apoio e interesse que demonstra para com o Colégio”. Com ele, agradece também o Vigário Geral, Fr. José Ángel Torres Rivera, todos os Conselheiros Gerais e os confrades da Cúria Geral.

Além disso, agradece os convidados e confrades das demais comunidades dependentes do Ministro Geral.

Um agradecimento particular é dirigido aos frades da família estável do Colégio, aos confrades do Instituto Histórico e a todos os professores que assistem continuamente os estudantes em seu trabalho intelectual. E são agradecidos os irmãos leigos da família estável pelo seu serviço paciente e silencioso. Uma saudação particularmente sentida a Fr. Marcelo Gasparin, que retorna à sua Província do Rio Grande do Sul, Brasil, após seis anos de intenso serviço.

O Reitor dirige um agradecimento aos frades estudantes “por terem criado uma comunidade de oração e trabalho”, e aos funcionários pelo seu precioso serviço.

Enfim, o agradecimento aos seus colaboradores: ao Vice-Reitor, Fr. Bona Marcel Rodrigues, ao Animador espiritual da comunidade e Conselheiro Geral Fr. Kilian Ngitir, e a Fr. Maximino Tessaro, Ecônomo do Colégio. “Seu trabalho – conclui – e a dedicação com que o desempenham, é algo que não pode ser medido adequadamente. Obrigado”.

Concluída a concelebração e feitos os agradecimentos, a festa prossegue no pátio em frente ao Colégio, para degustar juntos um jantar “étnico” animado por músicas e danças.

Galeria de fotos